Quais perguntas fazer no final da sua entrevista de emprego?

Quais perguntas fazer no final da sua entrevista de emprego?

Uma entrevista de emprego bem sucedida irá te garantir aquela tão sonhada vaga de trabalho. Ela é, muita vezes, a única oportunidade que um candidato tem de mostrar todas as suas habilidades e seu interesse pela vaga.

Sendo assim, vale dizer que um bom candidato aproveita todas oportunidades para “se vender” durante uma entrevista de emprego. O que pouca gente percebe, é que há várias maneiras diferentes de impressionar seu empregador durante a entrevista. Você não precisa se limitar apenas a responder às perguntas direcionadas a você.

Uma excelente oportunidade, que quase sempre aparece, é a de fazer perguntas ao final da entrevista.

Vamos começar pelo que não deve ser feito quando o empregador te oferece a oportunidade de fazer perguntas no final da entrevista:

  1. Não ter nenhuma pergunta preparada. Mostra desinteresse na vaga e despreparo. Não faça isso!
  2. Perguntas que não te ajudam a conseguir a vaga. Por exemplo, relacionadas a horários, benefícios e salário. Essas perguntas não agregam nesse momento, e devem ser guardadas para a etapa final do processo.

Mas afinal, quais perguntas fazer no final da entrevista?

A pergunta certa demonstra interesse na vaga, demonstra que você admira o empregador em questão e te dá a chance de continuar mostrando suas habilidades para a vaga.

Essas perguntas geralmente são open-ended questions, ou seja, perguntas em aberto. Com elas a resposta do empregador não será um “sim” ou “não”, mas uma resposta mais elaborada que permite um diálogo entre vocês.

Vamos te ajudar com algumas perguntas infalíveis, caso você tenha dificuldade em elaborar as suas:

  1. Quais qualidades você mais valoriza em um candidato?
  2. Qual seu principal desafio na empresa hoje, e como eu posso ajudar a superar o mesmo?
  3. Segundo sua visão, qual será meu maior desafio nessa vaga, e como você aconselha a me preparar?
  4. Qual aspecto você mais gosta no seu trabalho hoje?

Perceba que todas essas perguntas atendem aos pré-requisitos listados acima: permitem uma resposta mais elaborada, demonstram seu interesse na vaga e intenção de exercê-la com excelência. Sendo assim, você estará usando essa oportunidade para reforçar suas qualidades e aumentar suas chances de conseguir a vaga!

ATENÇÃO! Você está interessado em uma vaga nos Estados Unidos? Assista ao vídeo Dicas para entrevista com o empregador americano.

Boa sorte na sua entrevista,

Time BRC Brasil.